david_01 Nascido em 21 de junho de 1982, natural de São Paulo/SP, filho de Marciano Maldonado (músico multi-instrumentista, compositor e arranjador) e Inajá Martins de Almeida (biblioteconomista e musicista não profissional). Mudou-se para o interior de São Paulo desde muito pequeno, onde teve sempre um contato direto com a música (sua mãe sempre esteve envolvida com corais e aulas de piano). Desde criança, muito apaixonado por música clássica, sempre teve facilidade em envolver-se com instrumentos musicais e suas sonoridades, entretanto, bem mais tardiamente realizou alguns estudos livres em instrumentos.

 Durante a infância sempre tive contato com diversos discos da Coleção Abril de Música Clássica, onde gostava demais das músicas de Tchaikowsky, Mozart, Beethoven, Chopin e Strauss. Apreciava também ler as histórias e a vida dos compositores. 

Em Ribeirão Preto/SP realizou aulas de teclado e piano, e na adolescência teve aulas de guitarra e violão. Na adolescência, até ingressar na universidade, montou uma banda ao qual realizou algumas apresentações musicais em diversos locais e cidades da região. Aos 20 anos ingressou na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) para graduar-se em musicoterapia, uma vez que a música era uma grande paixão, e o intuito era auxiliar as pessoas a se realizarem através dela.

 Na graduação, com o contato com pacientes através da clínica escola, encontrei realmente qual deveria ser o meu caminho como músico: ajudar todas as pessoas a se desenvolverem física, social e emocionalmente através da música. Tive contato com muitas crianças deficientes ao qual responderam muito positivamente ao tratamento da musicoterapia! 

david_03

Em 2005, foi presidente do Centro Acadêmico de Musicoterapia do Curso de Bacharelado em Musicoterapia da Universidade de Ribeirão Preto, porém, por problemas familiares deixou o cargo alguns meses depois. Nesta época inicia alguns trabalhos de sistematização de informações sobre a musicoterapia, com a idealização de um portal que fornecesse materiais diversos sobre musicoterapia. Em 2006 lança o portal Musiclin (Musicoterapia Clínica – www.musicoterapiaclinica.com.br), sem pretensões de lançar-se como clínica de musicoterapia.
A musicoterapia foi se tornando uma grande paixão, medida pelas respostas que os pacientes iam fornecendo, bem como os progressos a partir das experiências musicais. Ao final da graduação conclui cerca de 408 horas clínicas (estágio para a clínica escola da Faculdade de Musicoterapia da Universidade de Ribeirão Preto/SP).

No ano de 2009 inicia uma Extensão Universitária em Educação Especial pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Conclui em 2010 sob o título de Aperfeiçoamento em Educação Especial, com uma carga horária de 210 horas.

Em março de 2010, juntamente com sua esposa e também musicoterapeuta inicia as atividades clínicas sob o nome de Musiclin – Clínica de Musicoterapia. Em 2011 instala-se na Av. São Carlos, 2505, sala 14 – Centro – São Carlos/SP, devidamente cadastrada nos órgãos oficiais (CNPJ, CNES, VISAM).

Em 2011 inicia a Especialização em Intervenção Precoce em Neuropediatria, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Conclui em 2012, sob carga horária de 428 horas, com a monografia: Intervenções musicais: Aspectos da experiência musical e suas implicações no desenvolvimento do bebê – uma revisão da literatura.

Em 2014 realiza um curso de Extensão Universitária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) de 30 horas, intitulado: A Rítmica Dalcroze uma Educação por e para a Música.

Atualmente é musicoterapeuta clínico pela Musiclin – Clínica de Musicoterapia Ltda EPP, sob regime de dedicação exclusiva; atua como musicoterapeuta voluntário na Escola Católica Querigma em um projeto desenvolvido em parceria com a Musiclin – Clínica de Musicoterapia, ministrando aulas de musicalização sob o modelo Dalcroze. Também, pela clínica ministra palestras, cursos e workshops em diversas empresas do setor público e privado.

[half] Formação Principal

2014 Extensão Universitária no Modelo Dalcroze: uma educação por e para a música pela UNICAMP (total de 30 horas).

2012 Especialização em Intervenção Precoce em Neuropediatria pela UFSCar (total de 428 horas).

2010 Aperfeiçoamento em Educação Especial pela UNICEP (total de 210 horas).

2006 Bacharelado em Musicoterapia pela UNAERP.

[/half][half_last]  Cursos Complementares

2014 II Simpósio da ABENEPI núcleo São Carlos – Transtornos Neuropsiquiátricos da Infância e da Adolescência (Principais tópicos: Desafios da inclusão escolar nos Transtornos de Aprendizagem; Clínica neuropediátrica nos Transtornos da Aprendizagem e da Atenção; Intervenção Comportamental dos Transtornos da Ansiedade na Infância; Neurociências e aprendizagem: como o cérebro aprende; Agitação versus Hiperatividade: existem diferenças?).

2014 VII Simpósio da ABENEPI núcleo Ribeirão Preto – Inclusão de crianças e adolescentes com transtornos neuropsiquiátricos (Principais tópicos: Transtorno de Sono; Transtorno Depressivo; Transtornos Psicóticos; Transtornos de Comportamento – Transtorno de Conduta; Transtorno Opositivo Desafiador; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Dependência Química.

2012 Controle de Ansiedade pela Sociedade Brasileira de Biometria Funcional.

2010 Atenção à Infância no Diagnóstico dos Transtornos Globais do Desenvolvimento pelo Centro Ann Sullivan do Brasil, cidade de Ribeirão Preto/SP.

2009 Capacitação no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pela Associação Brasileira de Déficit de Atenção.

2003 Avaliação Diagnóstica em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (Carga Horária: 30 horas).

2003 Método Nordoff-Robbins de Musicoterapia: uma introdução, pela Universidade de Ribeirão Preto (Carga Horária: 30 horas).

[/half_last]


…continua (em construção)