quadro-sintomas-stress-originalCrianças que não conseguem saber claramente o que estão sentindo acabam se passando por malcriadas ou birrentas, quando na verdade estão sofrendo a ação nefasta do stress excessivo.

O stress é uma reação do organismo frente a situações muito difíceis, ou muito excitantes, que também pode ocorrer em crianças de qualquer idade. Ele pode se manifestar em meninos e meninas através de sintomas físicos ou psicológicos. Frequentemente os pais não sabem reconhecer que seu filho está estressado.

O que pode causar o stress em crianças:

– Morte na família;
– Brigas constantes entre os pais;
– Separação dos pais;
– Mudança de cidade ou escola;
– Escolas ruins;
– Professores inadequados;
– Atividades em excesso;
– Viagens longas;
– Nascimento de irmãos;
– Doenças;
– Hospitalização.

Uma questão importante e bastante atual é a sobrecarga que as crianças tem de múltiplas atividades. Os pais querem que as crianças aprendam tudo ao mesmo tempo. Não podem deixá-la aprender inglês depois, tem que ser agora, com cinco anos, por exemplo. Não sobra tempo para brincar. O que a gente deduz é que a vida moderna está causando um impacto grande na vida das pessoas. CRIANÇA PRECISA BRINCAR !!!

Aprenda a reconhecer os sintomas de Stress em Crianças:

Sintomas psicológicos do stress infantil

– terror noturno
– introversão súbita
– medo ou choro excessivo
– agressividade
– impaciência
– pesadelos
– ansiedade
– dificuldades interpessoais
– desobediência
– insegurança
– hipersensibilidade
– dificuldade de relacionamento
– problemas escolares
Sintomas Físicos

– dor de barriga
– diarréia
– tique nervoso
– dor de cabeça
– náuseas
– hiperatividade
– enurese noturna
– gagueira
– tensão muscular
– ranger de dentes
– falta de apetite
– mãos frias e suadas

Vale lembrar que nenhum destes sintomas isolados pode ser interpretado como sinal de stress.
É importante verificar se vários sintomas estão ocorrendo juntos. O stress não tratado e prolongado pode levar a uma série de doenças e problemas de adaptação, inclusive na escola.
Além disso, a criança que não aprende a lidar com a tensão, quase sempre se torna um adulto vulnerável ao stress, por isso, é sempre melhor aprender a lidar com os problemas quando se é ainda bem jovem, embora na idade adulta também possa se adquirir técnicas de controle do stress.

evitar-stress3-original

Musicoterapia

pedro_souza01A música faz parte do cotidiano das crianças de hoje: está na televisão, na escola, seus amigos cantam, seus pais ouvem, entre outros. A atividade musical (cantar, tocar, brincar ao som de parlendas e cantigas de roda) estimula a criatividade e a imaginação. A consequência deste brincar com música induz capacidades motoras, emocionais, sociais e intelectuais.

Entretanto é necessário conhecer o que a criança ouve, induzí-la a atividades saudáveis, com músicas saudáveis e adequadas para a sua idade. Atualmente é muito comum crianças gostarem de músicas que seus pais gostam, como funks, sertanejos, rap’s, e outras músicas que estimulam a violência, a sexualidade, a perversão, entre outros. Este comportamento (ouvir músicas que não são adequadas para a idade, e cantá-las) está presente em muitas das nossas crianças.

Para isto, é necessário que a criança encontre o seu “eu” saudável. Através deste pensamento, a Musiclin tem um programa do “Resgate da Criança Saudável”, que proporciona através de brincadeiras musicais, por meio do cantar, do produzir e escutar música, que a criança desenvolve-se. Estas atividades facilitam a comunicação e a expressão, promovendo aumento da autoestima e a inter-relação entre os aspectos emocionais, cognitivos, motores e sociais.

O resultado deste processo é uma criança “menos estressada”, com mais bagagem afetiva para enfrentar as diversas situações cotidianas (família, escola, amigos, entre outros).